O transporte de alimentos é a condição necessária para a continuidade da vida econômica e social do país.
Cerca de 75% de tudo que é levado de uma ponta a outra do país é feita através do transporte rodoviário.
Ou seja, a utilização de carros e caminhões domina o segmento.
Porém, existem vários problemas ainda enfrentados por esse tipo de transporte, como por exemplo, a boa oferta de infraestrutura e de estradas no país , que está entre os principais desafios do atual sistema logístico brasileiro. Dos 1,7 milhões de quilômetros em estradas existentes no Brasil, apenas 10% estão totalmente pavimentadas, de acordo com o CNIT e o DNT. Por isso, para iniciar o transporte é muito importante criar a melhor rota para o seu caminhão, assim diminui o tempo de viagem e evita desgastes.
Ao escolher a melhor forma de levar os produtos de um ponto a outro, não apenas o tempo a ser gasto com o transporte deve ser levado em conta, mas também o produto que será transportado.
Isso porque longas ou maiores distâncias que as previstas criam a possibilidade de os produtos se deteriorarem, ou seja, de se danificarem e perderem suas capacidades físicas. As condições de temperaturas e de umidade são condicionantes na qualidade final do produto a ser entregue.
Os transportes de carga frigorífica, assim como o transporte a granel, se dividem em 2 grandes grupos: perecíveis e congelados. Os primeiros são compostos majoritariamente por frutas e legumes. Os alimentos são colocados em câmaras frias, que contam com aparelhos de refrigeração para manter a temperatura entre 0ºC e -10ºC. Não há, no entanto, formação de gelo.
O transporte de carga congelada é um pouco mais intenso, já que a temperatura precisa ser ainda mais baixa, chegando a até -20ºC. Alguns dos tipos de cargas frigoríficas congeladas são carnes, frangos e peixes. Os caminhões frigoríficos precisam de atenção especial em relação à sua manutenção e à higienização.
Afinal de contas, estamos falando do transporte de alimentos especialmente sensíveis, o que faz com que qualquer tipo de contaminação e impureza, bem como a variação brusca de temperaturas possam colocar todo o frete em risco.
Atualmente existem alguns produtos que auxiliam nesse controle de temperatura no transporte, como o TM-CÂMERA FRIA. É um produto especialmente desenvolvido para uso em veículos de transporte com câmera fria, cuja sua função é coletar informações sobre o uso do conjunto, ter uma análise operacional, auxiliar na correção de erros e disponibilizar os dados via internet.
- A tecnologia permite com que você tenha o controle da temperatura da câmera fria durante todo o transporte da mercadoria, podendo verificar se houveram irregularidades no meio do transporte.
- Recebimento de alertas em casos de temperatura fora do padrão durante o transporte, possibilitando a realização das correções necessárias no mesmo momento, sem que a mercadoria estrague.
- Possibilita o registro das temperaturas durante todo o transporte ou durante um período que estipular. O histórico fica disponível para consulta, podendo ser feita uma análise diária, semanal e mensal.
- Análise gráfica das temperaturas.
- Controle da umidade do ar.
- Relatório de hodômetro e horímetro.
- Localização real do veículo.
Conte com os nossos serviços para melhorar a sua gestão e reduzir gastos desnecessários.
Leve essas vantagens para sua empresa e utilize da melhor forma de acordo com seus objetivos. Converse com nossa equipe comercial e entenda como isso pode te ajudar: 41 3095 0970 ou vendas@telemachine.com.br. Atendemos em território nacional.