A embreagem garante a transferência homogênea de torque, facilitando também a mudança de marchas. Seu uso em veículos manuais, através do pedal esquerdo, é cercado de peculiaridades que, se não respeitadas, pode acabar ocasionando o desgaste muito rápido. Por isso, segue algumas dicas para o seu uso:
1 – Nunca descanse o pé no pedal da embreagem. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco, com isso o motorista provoca o superaquecimento do sistema.
2 – Quando em uma rampa, por exemplo, use o freio de mão para auxiliar no arranque do carro. “Segurar” o carro na embreagem também prejudica o disco.
3 – Ao reduzir ou aumentar a velocidade, troque de marcha gradativamente, sempre em ordem e de acordo com as rotações do motor. Isso fará com que as peças da embreagem trabalhem de forma suave.
4 – Quando o carro estiver parado no trânsito pesado, especialmente em engarrafamentos, o veículo pode ficar em ponto morto, com o motorista com o pé no freio ou com o freio de mão puxado para o carro não andar, claro. Ficar com o carro em funcionamento parado com o pé na embreagem força o sistema desnecessariamente.
5 – É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada “queimada da embreagem”, fazendo com que o carro não desenvolva e aumente o consumo de combustível.
6 – Para caminhões, não trafegue com excesso de peso, pois além de acarretar multa e prejudicar outras partes do caminhão, como os pneus, trafegar com excesso de peso pode danificar a embreagem.