Junto com o feriadão vem uma data importante que nos faz refletir: O dia nacional da paz no trânsito (21 de Abril).
O Dia Nacional da Paz no Trânsito tem o objetivo de alertar a sociedade brasileira para as posturas e atitudes corretas que devem ser adotadas diariamente no trânsito para prevenir acidentes e tornar as ruas mais seguras para todos.
Sabemos que o fluxo de carros nas estradas aumentam e consequentemente, o número de acidentes também pode aumentar. No último feriadão (carnaval) tivemos números mais positivos referentes a isso:
No geral, houve redução não apenas no número de mortos, mas também na quantidade de acidentes, feridos e ultrapassagens perigosas.
Houve queda de 19% nas mortes nos seis dias de feriado, na comparação com o mesmo período do ao passado. Ao todo, 83 pessoas morreram nas estradas federais do país. Em 2018, foram 103 mortes.
Mesmo assim, a ideia é conscientizar e reduzir cada vez mais esse número. Promover a Paz no trânsito é muito mais do que praticar direção defensiva. É ter consciência que ao dirigir um automóvel, não estamos sozinhos. Devemos utilizar nossos veículos com cautela máxima e promover atitudes que incentivem as pessoas a fazer o mesmo.
Por isso, diariamente e principalmente no próximo feriado, obedeça as leis de trânsito, antes de cair na estrada na ida e volta do feriado de Páscoa, veja a previsão de tráfego nas principais rodovias e escolha os melhores horários. Boa viagem e bom feriado!