O que é considerado um carro seguro? 

Podemos definir um carro como seguro aquele que, ao passar por uma colisão, é capaz de manter a integridade dos ocupantes e absorver parte do impacto quando ocorre uma batida, sendo assim a probabilidade de uma lesão para os ocupantes do veículo é menor.

Por meio de testes de colisão os automóveis são avaliados e é dada uma nota de 0 a 5 estrelas. Quanto mais alta a nota, mais seguro o carro é.

Agora vamos para a lista dos carros mais seguros:

  • Volkswagen Golf

Considerado o carro mais seguro do Brasil, ele foi avaliado com nota máxima, 5 estrelas, no teste de colisão. O carro conta com 7 airbags, controle de estabilidade e tração, sistema de frenagem automática pós-colisão e alerta de pressão incorreta dos pneus, entre outros. Em algumas versões o veículo tem até sensor de fadiga e freio de emergência automatizado.

  • Volkswagen Polo

Também com 5 estrelas, o carro traz de fábrica 4 airbags e freios ABS com EBD. Como opcionais ele traz o controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, freio a disco nas quatro rodas, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

  • Toyota Corolla

A implementação de novos dispositivos de segurança foi decisiva para a obtenção de também 5 estrelas. O modelo conta com 7 airbags, controle de estabilidade e tração, cinto de 3 pontas para todos os ocupantes, encosto para a cabeça e assistente de partidas em rampas.

  • Honda HR-V

Mais um carro com 5 estrelas, o Honda HR-V já vem equipado nas suas versões mais básicas, com airbags frontais, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, encosto de cabeça para todos os ocupantes e sinalização de frenagem de emergência. Também existe a opção de airbag lateral e retrovisor eletrônico.

  • Jeep Renegade

Com controle eletrônico anticapotamento, sistema de monitoramento dos pneus, controle de velocidade em descidas, entre outros, o Jeep Renegade também conquistou 5 estrelas.

É claro que mesmo com o carro mais seguro é preciso ser prudente ao volante, seguir as regras de trânsito e sempre utilizar o cinto de segurança, lembrando que a maioria dos acidentes de trânsito tem culpa devido à direção irresponsável. Dirija com cuidado!

 

Deixe um comentário