No mundo, cerca de 1,25 milhões de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito e o Brasil chega a ser o quarto país com maior índice de ocorridos, gastando R$ 60 bilhões por ano com isso. O maior problema é que 90% dos acidentes são causados por falha humana.
Com o objetivo de contribuir com as propostas do Movimento Maio Amarelo e desperta a conscientização no trânsito, a Telemachine separou algumas dicas para o motorista evitar se envolver em acidentes.
- Manutenção em dia
Parece óbvio, porém nem todas as empresas possuem uma rotina de manutenção organizada e assim, acabam se preocupando só com concertos em reparos, sem fazer a revisão necessária.
- Planejamento de rotas
O planejamento de rotas pode ajudar a avaliar o percurso ideal para cada viagem, levando em consideração questões como a restrição de circulação em

determinados locais, as condições das vias, os postos de parada, a necessidade de um socorro, etc. Para a devida execução do planejamento, o motorista pode contar com a ajuda de sistemas de gestão, como por exemplo o TM-FROTA, que permite o cadastro de pontos notáveis no mapa (clientes, postos de abastecimento, locais de pernoite, filiais, etc.) auxiliando no seu planejamento.
Além disso, ele também permite a criação de cercas eletrônicas, delimitando regiões de inclusão ou exclusão onde o veículo poderá trafegar.

- Auxílio de um suporte
Muitas vezes ocorrem acidentes e o motorista fica sem ter como chamar alguém. Um sistema de monitoramento, como o TM-CARRETA, informa se a carreta está em movimento, parada ou se ocorreu o tombamento da mesma, avisando assim seus responsáveis, fazendo com que ajudem o motorista. Assim evita que a carreta tombada fique no meio da estrada e ainda tenha a ocorrência de mais acidentes.
- Descumprimento da Lei do caminhoneiro
O repouso semanal, intervalos para descanso, paradas para almoço e jornada máxima de trabalho são as regras mais desrespeitadas da Lei 13.103, popularmente conhecida como a Lei do Caminhoneiro, criada para dar mais segurança e aumentar a qualidade de vida dos motoristas. Se a mesma não for respeitada, pode trazer graves consequências, uma vez que sono, fome e fadiga geram perda de reflexo significativa. Dessa forma, a segurança do motorista e de todos que cruzam seu caminho fica comprometida. Existem alguns sistemas que também podem auxiliar e monitorar isso. O gestor configura o horário de almoço e descanso do motorista e o mesmo não poderá trafegar sem o cumprimento desse período.
- Imprudência ao volante
Como já mostramos, o comportamento do condutor é determinante para a ocorrência de acidentes. Os problemas são muitos: ultrapassagens em locais proibidos, alta velocidade, falta de sinalização, entre outros. Tudo isso aumenta a insegurança nas rodovias e causa inúmeros sinistros, muitas vezes fatais. Com um sistema de monitoramento eficiente, o gestor consegue visualizar se seus motoristas estão cometendo alguns tipos de infrações, assim poderá evitar esse tipo ocorrência, minimizando os riscos nas estradas causados pela sua empresa.
Evite acidentes na estrada e dirija com responsabilidade #NósSomosOTrânsito. #MaioAmarelo
Leve essas vantagens para sua empresa e utilize da melhor forma de acordo com seus objetivos. Converse com nossa equipe comercial e entenda como isso pode te ajudar: 41 3095 0970 ou vendas@telemachine.com.br. Atendemos em território nacional.
FONTE: Organização Mundial da Saúde (OMS) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)