Na semana passada, o Denatran publicou a Resolução nº 729, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que regulamenta o uso da nova placa para carros com padrão Mercosul. Além de um selo federal para identificar o país de origem, ela terá um chip de identificação cuja vida útil será relacionada à durabilidade da chapa e que será fabricado pela Casa da Moeda do Brasil. Ela entrará em vigor em 01/09 para carros novos.
O uso da nova placa será obrigatória para carros novos que ainda serão emplacados. Até 2023, a troca será opcional para veículos já emplacados e, após essa data, todos os veículos brasileiros deverão conter o novo modelo.
Outros veículos emplacados também entram, como reboques, semirreboques, triciclos, motocicletas, motonetas, ciclos elétricos, quadriciclos e tratores, que serão identificados apenas pela placa traseira.
Entre novas características, as novas placas permitirão maior segurança e identificação automática, como QR Code, um número único de ID e registro de informações como alterações no processo de fabricação das placas para coibir fraudes.
Conheça o novo modelo:
