Sempre falamos em manutenção preventiva dos veículos, porém muitas vezes o cinto de segurança é esquecido pelas pessoas e na verdade, para ele funcionar com eficácia é necessário uma manutenção periódica.

O cinto de segurança pode apresentar danos na cinta ou problemas no fecho. É importante observar se o tecido não está desgastado e se o cinto não está frouxo, pois no caso de uma colisão, ele pode não funcionar da maneira esperada. Verifique também se a trava está exercendo bem a sua função. No caso de cintos retráteis, uma boa dica é puxar a parte diagonal com rapidez para ver se o cinto está travando ou se o sistema de recolhimento está adequado. O fecho também não pode ficar de fora: o cinto precisa encaixar com facilidade e travar, bem como ser destravado corretamente quando acionado.

Além disso, quando o veículo sofre uma colisão, o cinto recebe uma carga de esforço, e é necessário verificar as condições em que ficou o equipamento.

É muito importante que o seu cinto de segurança esteja funcionando corretamente, pois ele é um item muito importante para você. Não se esqueça de usá-lo sempre!

Deixe um comentário